22.12.08

Gomorra

Nápoles, Itália, tempo presente. Vencedor do prémio especial do júri em Cannes, Gomorra apresenta-se como um clássico do género mas ao mesmo tempo com algo substancialmente diferente do mesmo. É que aqui a máfia italiana não é vista com nenhum tipo de glamour como vimos n' O Padrinho ou em Os Sopranos, aqui as personagens fazem-nos viver uma realidade a que não queremos pertencer, fria, crua e dura, onde não existem opções de escolha, mesmo não querendo já se está dentro dela.
O filme que sugere um documentário é baseado no dia-a-dia de Camorra, um bairro napolitano que sobrevive às custas de uma importante rede criminosa da sociedade italiana, tanto que no fim do filme são dadas duas ou três informações sobre a rede, por exemplo, é a organização na Europa que mata mais pessoas por ano, a mesma organização que movimenta mais de 150 milhões de euros, entrando esse dinheiro não só para a pib italiano como também em algumas causas como foi a reconstrução das Torres Gémeas em Nova Iorque.
(interessante!). É de salientar que por trás do filme está o livro de um escritor italiano, Roberto Saviano, que neste momento se encontra sob protecção policial uma vez que Camorra já várias vezes o ameaçou de morte.
Imagem retirada de Flickr

Sem comentários: