Continua a chover por estas bandas! E esta frio, muito frio!parece que estamos em Novembro...O seguranca do edificio da minha universidade de acolhimento 'e russo e tem aquele ar austero tipico dos russos. Sempre que passo por ele cumprimenta-me com um " buenos dias". Percebeu que nao era de ca, e assim que disse Portugal ele "oh... hablo um pokito de espanol" nao 'e bem a mesma coisa, mas pronto!
Os lituanos nao gostam dos russos, foram muitos anos sob o comando da Uniao Sovietica, e esperam sempre o dia em que a Russia volte a tomar conta dos paises do baltico. A verdade, 'e que a Russia nunca saiu daqui, pode nao ser a soberana enquanto Nacao, mas 'e aquela que mais dinheiro movimenta na economia lituana, " black money", entenda-se. Ha quem diga que fazer parte da uniao europeia ou da Sovietica 'e a mesma coisa, a unica mudanca 'e que agora entra mais dinheiro dado pela U.E. H'a quem nao entenda mesmo o porque da uniao europeia ter alargado as fronteiras a paises pobres, enfraquecidos economicamente e que nao acrescentam nada a economia europeia.
Na verdade, nem tudo tera a ver com economia, mas sim com politicas. O que 'e pior? contribuir para a reconstrucao de alguns paises, mesmo que isso signifique menos dinheiro para os que ja pertencem e manter a paz, ou haver mais dinheiro mas constantemente acontecerem conflitos nas fronteiras? parece-me melhor a primeira opcao, todos saem a ganhar. para entrar na uniao europeia 'e necessario cumprir certos requisitos, sao eles: ser um pais pacifico, aceitar as leis da uniao europeia, ter um mercado livre, e pertencer geograficamente a europa. Os turcos que aqui conheci aguardam a entrada da Turquia para a UE. coitados! provavelmente nunca ira acontecer! Em primeiro lugar, nao fazem parte de territorio europeu, e depois sao cerca de 70 milhoes de habitantes, o Reino Unido tem cerca com 60 milhoes e a Alemanha cerca 80, o que significa que mal entrassem, teriam tantos lugares no Conselho Europeu como as principais potencias europeias. Solidariedades a parte........
2 comentários:
E há o gravíssimo problema da verdadeira falta de laicidade do estado turco.
Ok que na Grécia também e eventualmente em Malta, mas há um "gap" cultural que não ode ser ignorado e que a Turquia tem necessariamente de vencer - e nós europeus também, muito me entristeceria a Europa declarar-se como "território cristão" e não um "território de governação laica e secular".
sim, tens toda a razão. ainda existe mais esse factor!
Enviar um comentário